A Enseada conquistou recentemente, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, autorização para a movimentação de granéis sólidos em caráter geral em seu Terminal de Uso Privativo – TUP, ampliando a área de atuação ao englobar, dentre outros, todos os tipos de carga a granel.
Em adição, obteve do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA) a licença ambiental para a movimentação de cargas de granel vegetal, voltada para a exportação de soja. Dados da Companhia Nacional de Abastecimentos – CONAB situam a Bahia como um dos mais importantes estados produtores de soja no Brasil, ocupando a sétima posição no ranking nacional.
As recentes licenças obtidas pela Enseada fazem parte do esforço da Companhia para ampliar a utilização do seu empreendimento, implantado no município de Maragojipe, no Recôncavo Baiano, oportunizando a geração de emprego e renda, aumento de arrecadação de impostos e atração de novos negócios para a região.
A Enseada vem trabalhando intensamente para dinamizar e diversificar o uso do seu moderno parque logístico e industrial e as licenças obtidas possibilitam o constante crescimento das suas operações, tendo a responsabilidade socioambiental como um dos pilares fundamentais da sua política corporativa.
Esta ação integra o escopo do Programa de Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e das Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020 e Portaria nº 27.705, de 30 de dezembro de 2022, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.